Na corrida pelo topo da tabela do Campeonato Brasileiro, o Botafogo não decepcionou e superou o Atlético-GO com uma convincente vitória de 4 a 1, em Goiânia, no Estádio Antônio Accioly, pela 21ª rodada. O confronto, repleto de emoções e marcado por três penalidades, teve Luiz Henrique como grande destaque.
A vitória começou a se desenhar aos 20 minutos do primeiro tempo. Luiz Henrique, em uma bela jogada individual, cruzou para Igor Jesus, que cabeceou para o gol. O goleiro Pedro Rangel defendeu, mas Carlos Alberto aproveitou o rebote e abriu o placar para o Botafogo. O Atlético-GO tentou reagir rapidamente com uma cabeçada de Luiz Felipe, salva em cima da linha por Danilo Barbosa. O empate veio aos 42 minutos, em um pênalti convertido pelo costarriquenho Campbell, após checagem do VAR confirmar a infração de Cuiabano sobre Maguinho.
Na segunda etapa, a partida seguiu equilibrada, com ambas as equipes tentando avançar, embora sem grande eficácia nas finalizações. Pedro Rangel fez boa defesa em chute de Romero, enquanto Luiz Henrique continuava a demonstrar habilidade em jogadas individuais, causando problemas para a defesa adversária. Aos 23 minutos, a insistência do Botafogo foi recompensada. Cuiabano acertou a trave, e no rebote, Igor Jesus empurrou a bola para as redes.
O time carioca consolidou a vantagem na reta final da partida. Aos 35 minutos, Luiz Henrique sofreu um pênalti, que Óscar Romero converteu. Sete minutos depois, novamente Luiz Henrique foi derrubado na área e dessa vez ele próprio cobrou e marcou, selando a goleada. Nos acréscimos, o Atlético-GO teve um momento de indisciplina quando Janderson foi expulso por agredir Romero. O Botafogo também perdeu um jogador, Tchê Tchê, que reagiu à agressão sofrida pelo companheiro e recebeu o cartão vermelho.
O resultado levou o Botafogo aos 43 pontos, com 13 vitórias e um saldo de 13 gols, firmando sua posição entre os primeiros colocados do campeonato. O Atlético-GO, por outro lado, segue em uma série negativa, agora sem vencer há 12 jogos, e amarga a lanterna com apenas 12 pontos.
Na próxima rodada, o Botafogo viaja até Caxias do Sul para enfrentar o Juventude no domingo, às 11h. Mais tarde, às 16h, o Atlético-GO enfrentará o São Paulo no Morumbi. Além disso, ambas as equipes têm compromissos pela Copa do Brasil no meio da semana, onde cada uma busca uma vitória simples contra Bahia e Vasco, respectivamente, para avançarem às quartas de final.
A arbitragem ficou a cargo de Felipe Fernandes de Lima, de Minas Gerais, que supervisionou um jogo que contou com a presença de 8.618 torcedores e arrecadou uma renda de R$ 388.790,00.
Ficha Técnica:
ATLÉTICO-GO 1 X 4 BOTAFOGO
Atlético-GO: Pedro Rangel; Maguinho, Adriano Martins, Luiz Felipe e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas, Baralhas (Alejo Cruz) e Shaylon (Janderson); Campbell, Emiliano Rodríguez (Hurtado) e Luiz Fernando. Técnico: Vagner Mancini.
Botafogo: John; Mateo Ponte, Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano (Marçal); Danilo Barbosa (Marlon Freitas), Allan (Tchê Tchê) e Kauê (Óscar Romero); Luiz Henrique, Carlos Alberto (Matheus Martins) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
Gols: Carlos Alberto, aos 20, e Campbell, aos 42 minutos do primeiro tempo. Igor Jesus, aos 23, Óscar Romero, aos 35, e Luiz Henrique, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Anderson Martins, Campbell, Janderson e Guilherme Romão (Atlético-GO); Artur Jorge, Igor Jesus, Luiz Henrique e Allan (Botafogo).
Cartões Vermelhos: Janderson (Atlético-GO); Tchê Tchê (Botafogo).