O Botafogo teve que lidar com uma atmosfera adversa, já que a torcida do Palmeiras lotou o estádio para apoiar a equipe paulista. No entanto, o time comandado pelo técnico Artur Jorge se manteve firme e conseguiu pressionar os donos da casa, que só conseguiram dominar o jogo nos minutos finais do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Palmeiras partiu para o ataque em busca de gols que garantiriam a sua permanência na competição. Com isso, o Botafogo teve espaços para contra-atacar e se mostrou letal. Com gols de Igor Jesus, Savarino e López, o Alvinegro chegou a abrir 2 a 0 no placar. O Palmeiras reagiu e empatou a partida em 2 a 2 com gols de Flaco López e Rony, mas teve um gol decisivo anulado pelo VAR nos acréscimos.
Com a classificação, o Botafogo agora se prepara para enfrentar o vencedor do duelo entre São Paulo e Nacional (Uruguai) nas quartas de final. Além do Glorioso, o Brasil já conta com o Fluminense e o Atlético-MG nas quartas da Libertadores, aumentando a presença brasileira na reta final do torneio sul-americano. O futebol brasileiro segue forte e em busca da tão desejada glória eterna na Copa Libertadores.