Os bombeiros militares da ativa e da reserva que se voluntariaram para o serviço de patrulhamento de proximidade executado pelo no Programa Ronda no Bairro começaram o estágio de nivelamento, na quinta-feira (15), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra.
Sob a orientação do coordenador operacional do programa, capitão PM Jasiel Andrade, o grupo do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) recebe instruções acerca dos conceitos de patrulhamento comunitário, de abordagem policial e social, de defesa pessoal, de atenção para requalificação de espaços urbanos, além de aulas práticas para manuseio de armas de fogo e armas de baixa letalidade.
O estágio segue até esta sexta-feira (16) e, para o coordenador-geral do Ronda no Bairro, Maxwell Santos, é um momento dedicado a familiarizar o grupo com o serviço prestado pelo programa. “Os bombeiros já possuem formação militar, então esse período serve para apresentar de forma mais aprofundada a filosofia do Ronda e o serviço executado na prática. É com muita satisfação que recebemos os companheiros no programa”, explicou Maxwell Santos.
O programa
Cada militar da ativa do CBMAL ou da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) pode concorrer a oito serviços mensais, no valor de R$ 160,00, em concordância com a Lei Estadual Nº 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR) e conforme o Decreto de Nº 57.008, de 2 de janeiro de 2018, que instituiu o Programa Ronda no Bairro.
Sessenta policiais militares da reserva e da ativa já atuam na área comercial do Jacintinho em dois turnos de serviço. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
Ascom – 16/02/2018