Bolsonaro se encontra com relator da CIDH e reforça críticas a conduta de Alexandre de Moraes

Nesta quinta-feira (13), o ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca Villarreal, e demonstrou otimismo em relação ao encontro. Durante a conversa, Bolsonaro reforçou suas críticas à conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e discutiu a questão da perseguição política aos opositores do governo.

A CIDH, que faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA), está no Brasil a convite do Governo Federal para avaliar a situação da liberdade de expressão no país. Pedro Vaca, em declaração ao Metrópoles, destacou a gravidade das violações à liberdade de expressão no Brasil, ressaltando o impacto dos relatórios que têm sido produzidos pela comissão.

Além do encontro com Bolsonaro, a CIDH se reuniu com os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, para discutir denúncias de censura. Houve também uma reunião com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, para esclarecer o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

A preocupação com a liberdade de expressão e a garantia dos direitos fundamentais têm sido temas centrais nas discussões entre os representantes da CIDH e as autoridades brasileiras. A comissão tem se mostrado atenta às questões relacionadas à democracia e ao respeito às garantias individuais no país.

Por fim, o encontro entre Bolsonaro e Pedro Vaca reforçou a importância do debate em torno da liberdade de expressão e da proteção dos direitos humanos no Brasil. As críticas à conduta de Alexandre de Moraes e a preocupação com a perseguição política foram temas centrais da conversa, evidenciando a relevância desse diálogo para a defesa dos princípios democráticos no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo