Bolsonaro pede ajuda a Trump para evitar que o Brasil vire uma Venezuela e busca rever inelegibilidade para 2026.

O ex-presidente Jair Bolsonaro revelou um pedido especial feito a Donald Trump após a eleição do aliado nos Estados Unidos. Em uma entrevista, Bolsonaro expressou seus desejos para o futuro presidente norte-americano, destacando a importância da liderança de Trump para a liberdade do Brasil. Ele ressaltou a esperança depositada pelos brasileiros na eleição de Trump e pediu para que os Estados Unidos não virem o Brasil, assim como para que o Brasil não se torne uma Venezuela.

O grupo político de Bolsonaro acredita que, com a presidência de Trump, o ex-mandatário brasileiro terá mais chances de reverter sua inelegibilidade e concorrer ao Palácio do Planalto em 2026. Além disso, espera que pressionado, o ministro do STF Alexandre de Moraes possa recuar em diferentes inquéritos que envolvem Bolsonaro e seus apoiadores.

O convite feito por Trump para Bolsonaro acompanhar a apuração dos votos nos EUA não pôde ser aceito, uma vez que o ex-presidente teve seu passaporte retido por determinação do STF. No lugar de Bolsonaro, participaram do evento seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado.

A retenção do passaporte de Bolsonaro faz parte de investigações em andamento que incluem depredações aos Três Poderes e outras movimentações suspeitas. O ex-presidente também é alvo de outras investigações no STF, sendo acusado em casos como o da Abin Paralela, cartão de vacinação e joias sauditas, mas nega qualquer irregularidade.

Apesar da relação próxima entre Bolsonaro e Trump, o ex-mandatário norte-americano garantiu que a eleição nos EUA não mudará sua atuação no Supremo. Enquanto isso, no Congresso americano, deputados republicanos apresentaram um projeto de lei para punir autoridades estrangeiras que prejudiquem a liberdade de expressão, em uma possível referência ao ministro brasileiro Alexandre de Moraes.

Sair da versão mobile