No trecho do discurso utilizado por Bolsonaro, Lula lamenta a violência policial contra jovens de 14 e 15 anos, tanto inocentes quanto supostos criminosos, que são vítimas de violência, assalto e até assassinato. As imagens do arrastão no ônibus do BRT foram sobrepostas ao discurso de Lula no vídeo compartilhado por Bolsonaro.
Durante o assalto ao ônibus, os criminosos entraram armados, atingiram uma pessoa com uma coronhada e obrigaram as vítimas a fornecerem as senhas dos celulares roubados. A Polícia Militar do Rio de Janeiro deteve três pessoas durante o furto de cabos de cobre, sendo uma delas acusada de envolvimento no assalto ao BRT no Recreio.
A fala de Lula, que foi utilizada no vídeo compartilhado por Bolsonaro, ocorreu após sua soltura e expressava a preocupação com a situação do país e a necessidade de condições melhores para a população. Lula enfatizou a importância de trabalho, salário, educação, cultura e combate à violência, criticando a distribuição de armas proposta por Bolsonaro.
Além disso, Lula mencionou uma suposta confissão de Bolsonaro de dever as eleições ao ex-juiz Sergio Moro e à campanha de fake news, realizada contra o ex-candidato Fernando Haddad e as esquerdas. A troca de acusações e críticas entre os dois ex-presidentes continua alimentando o debate político no país.