Para os deputados e senadores ligados ao presidente brasileiro, a suspensão das atividades da USAID representa uma possível redução da influência de organizações não governamentais internacionais no Brasil. Isso é especialmente relevante, uma vez que Bolsonaro já se mostrou crítico em relação ao trabalho dessas ONGs em território brasileiro, especialmente em áreas como o judiciário e a região amazônica.
A USAID é responsável por fornecer ajuda a ONGs ao redor do mundo, e sua suspensão temporária pode impactar financeiramente as organizações que atuam no Brasil, de acordo com a visão dos bolsonaristas. A decisão de Trump, que suspendeu temporariamente as atividades da agência por 90 dias, visa a avaliação da eficiência programática e da consistência com a política externa dos Estados Unidos.
Segundo a ordem presidencial de Trump, as ajudas externas feitas pela USAID não estão alinhadas com os interesses americanos e, em muitos casos, são consideradas antitéticas aos valores dos Estados Unidos. A decisão do presidente norte-americano ressalta a importância de que a assistência externa esteja totalmente alinhada com a política externa do país, seguindo a orientação do presidente em exercício.
Dessa forma, a suspensão das atividades da USAID por parte de Trump está sendo vista com otimismo pelos parlamentares bolsonaristas, que acreditam que essa medida pode trazer repercussões positivas para o Brasil, limitando a influência de organizações estrangeiras no país e fortalecendo a soberania nacional.