Bolsas europeias têm dia misto com foco em decisões de juros do Fed e do BCE, além de resultados de empresas.

Nesta terça-feira, as bolsas da Europa apresentaram um fechamento sem direção única, com uma ligeira recuperação depois da queda intensa no setor de tecnologia provocada pelos resultados negativos da empresa chinesa de inteligência artificial, DeepSeek, no início da semana. Os investidores estão agora aguardando com expectativa a decisão do Federal Reserve (Fed) na quarta-feira e do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira, onde é esperado um corte de juros por parte da autoridade europeia. Além disso, a temporada de balanços também está sendo acompanhada de perto.

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia com uma alta de 0,42%, atingindo os 531,93 pontos. Enquanto os índices em Frankfurt e Paris começaram a semana em queda, o FTSE 100 em Londres não reagiu à turbulência do mercado, destacando a exposição limitada das grandes capitalizações britânicas ao setor de tecnologia. A alemã SAP anunciou que está aberta à possibilidade de utilizar modelos de inteligência artificial de empresas chinesas, como a DeepSeek, desde que cumpram os requisitos necessários. A empresa de software avançou 0,96%, impulsionando o DAX em Frankfurt, que teve um aumento de 0,74%, atingindo os 21.439,00 pontos.

Na temporada de balanços, a Siemens Energy teve destaque ao registrar um salto de 7,41% em Frankfurt após a divulgação de números de receita acima do esperado. A LVMH, gigante francesa do setor de luxo, também divulgou seu balanço, enquanto o CAC 40 em Paris caiu 0,12% para 7.897,37 pontos.

Em Milão, a ação do Mediobanca registrou uma queda de 4,36% após o conselho do banco rejeitar uma oferta de aquisição de US$ 14 bilhões do Banca Monte dei Paschi di Siena. Enquanto isso, a Lufthansa está em negociações com a Air Europa, buscando adquirir uma participação minoritária para quitar empréstimos concedidos durante a pandemia. No mercado acionário, a Lufthansa avançou 1,82% em Frankfurt, enquanto o IBEX 35 em Madri subiu 1,42% e o PSI 20 em Lisboa avançou 0,37%.

Os investidores continuam atentos às notícias e aos desdobramentos que podem influenciar o mercado financeiro europeu nos próximos dias.

Sair da versão mobile