Bolsas europeias operam em alta impulsionadas por setores de tecnologia e imobiliário – decisão do BoE aguardada para esta manhã

As bolsas europeias iniciaram o pregão desta quinta-feira (20/06/2024) em alta, impulsionadas principalmente pelas ações do setor de tecnologia e imobiliário. Os investidores estão atentos aos anúncios de política monetária dos bancos centrais da Suíça e da Noruega, além de aguardarem a decisão do Banco da Inglaterra (BoE).

Por volta das 6h35 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava uma valorização de 0,49%, atingindo os 516,65 pontos. Destaque para o subíndice de tecnologia, que apresentava um avanço de 1,1%, e para o setor imobiliário, que crescia 0,7%.

O Banco Central da Suíça surpreendeu ao cortar sua taxa básica em 25 pontos-base, chegando a 1,25%, devido à redução da pressão inflacionária. Enquanto isso, o BC norueguês manteve sua taxa principal em 4,5%, indicando que permanecerá neste patamar até o final do ano, com reduções gradualmente previstas.

No entanto, a principal expectativa está voltada para a decisão do Banco da Inglaterra, que será anunciada às 8h (horário de Brasília). A tendência é de que a instituição mantenha sua taxa básica em 5,25%, diante da permanência da inflação de serviços no Reino Unido em níveis elevados, apesar do retorno do índice de inflação ao consumidor (CPI) britânico à meta oficial de 2% do BoE.

No cenário macroeconômico, os preços ao produtor (PPI) da Alemanha apresentaram uma queda anual de 2,2% em maio, um pouco acima do esperado pelas projeções.

Por volta das 6h50 (horário de Brasília), as bolsas de Londres, Paris e Frankfurt registravam altas de 0,20%, 0,75% e 0,69%, respectivamente. Enquanto isso, Milão, Madri e Lisboa apresentavam valorizações de 1,16%, 0,47% e 1,17%.

O cenário econômico global segue sob análise dos investidores, que buscam por sinais de recuperação e estabilidade nos mercados financeiros internacionais. A volatilidade e as incertezas continuam presentes, mas as expectativas seguem positivas para o restante do dia. O contato com o autor do texto pode ser feito através do e-mail sergio.caldas@estadao.com.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo