Bolsa brasileira desaba após dados de emprego nos EUA, Ibovespa registra queda de 0,60% e dólar se mantém estável.

Nesta sexta-feira (7), a Bolsa brasileira, representada pela B3, passou por momentos de instabilidade. Por volta das 11 horas da manhã, o principal índice, o Ibovespa, chegou a despencar cerca de 0,60%. No entanto, ao meio-dia, apresentou uma leve recuperação, com uma queda de 0,40%, atingindo os 125.723 pontos.

A queda abrupta foi motivada pela divulgação do relatório mensal de empregos nos Estados Unidos, conhecido como payroll, feita pelo Departamento do Trabalho americano. De acordo com os números apresentados, foram abertos 143 mil postos de trabalho em janeiro, excluindo o setor agrícola, ficando abaixo da previsão de 170 mil feita pelo mercado. Por outro lado, houve uma revisão positiva dos dados de dezembro, que passaram de 256 mil para 307 mil empregos criados.

Para João Vitor Saccardo, responsável pela mesa de renda variável da corretora Convexa, essa revisão foi interpretada como um sinal de que a economia americana está aquecida, o que sinaliza a possibilidade de o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manter os juros elevados por mais tempo. Como resultado, os investidores passam a demonstrar maior interesse por títulos da dívida americana, como os Treasures, o que acaba prejudicando ativos de risco, como ações negociadas em Bolsas, principalmente em países emergentes.

Em relação ao dólar, a cotação se manteve estável durante a manhã, com uma leve oscilação por volta das 11 horas. Ao meio-dia, a moeda americana era cotada a R$ 5,74, apresentando uma queda de 0,36%.

Essa instabilidade no mercado financeiro reflete a sensibilidade dos investidores diante de dados econômicos e políticos, mostrando a forte interconexão dos mercados globais e a influência de decisões de órgãos reguladores, como o Fed, sobre os investimentos em todo o mundo.

Sair da versão mobile