Os contratos firmados englobam três operações distintas, sendo que somente em 2023 o BNDES já aprovou e contratou sete operações de financiamento à exportação da empresa, totalizando 67 aviões comerciais, com entregas previstas até 2025. A Skywest Airlines, a American Airlines e a Azorra Aviation Holdings são algumas das companhias que firmaram contratos para aquisição de aeronaves da Embraer, com 10 jatos, 11 jatos e 18 jatos, respectivamente.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, enfatizou a importância do financiamento às exportações das aeronaves da Embraer para o Brasil. Ele destacou que o banco tem o objetivo de oferecer condições que garantam igualdade de competitividade ao exportador brasileiro no mercado internacional, além de gerar emprego e renda no país. A relação entre o BNDES e a Embraer é considerada “sólida e de longo prazo” pela empresa, que enxerga o apoio do banco como fundamental para seu crescimento internacional.
A Embraer ressaltou a importância do apoio recebido para a exportação de suas aeronaves, afirmando que o suporte do BNDES é essencial para consolidar o crescimento e ampliar a presença global da empresa. Além disso, a atuação do Banco não beneficia apenas a Embraer, mas contribui também para a geração de milhares de empregos e para o aumento da exportação de produtos de alto valor agregado.
Com a aprovação desse financiamento significativo, a Embraer reforça ainda mais sua posição como uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo e dá mais um passo rumo à consolidação de sua presença nos mercados internacionais. O apoio do BNDES é essencial para impulsionar o crescimento da empresa, gerando impactos positivos não apenas para a Embraer, mas também para a economia brasileira como um todo.