Black Friday: Procon SP registra mais de mil reclamações em site específico desde o início das promoções, destacando problemas mais comuns.

O Procon de São Paulo está atento às reclamações dos consumidores relacionadas à Black Friday deste ano. Desde o dia 30 de outubro, a entidade já recebeu 1.115 queixas sobre as promoções realizadas durante esse período. Os principais problemas apontados pelos consumidores incluem a não entrega ou a demora na entrega de produtos, com um total de 394 casos registrados. Além disso, houve reclamações sobre produtos ou serviços entregues de forma diferente do pedido, incompletos ou danificados (142 casos), cancelamento de pedidos após a finalização da compra (128 casos), produtos ou serviços indisponíveis (105 casos) e maquiagem de descontos (101 casos).

Diante do cenário de reclamações recorrentes, a Febraban elaborou dez recomendações para que os consumidores se protejam ao realizar compras durante a Black Friday. Entre essas recomendações, destaca-se a importância de dar preferência a lojas conhecidas e verificar a reputação de páginas desconhecidas por meio de sites de reclamações.

A entidade também orienta os consumidores a acessarem os sites de compra digitando o endereço diretamente no navegador e a desconfiarem de promoções com preços muito abaixo do valor real do produto. Além disso, a Febraban alerta sobre e-mails de promoções com links e recomenda verificar se a empresa é idônea antes de clicar.

Outra dica importante é optar pelo modelo de compra garantida, no qual a plataforma retém o valor da compra até a confirmação positiva do comprador. Além disso, é aconselhável verificar se as páginas de lojas em redes sociais possuem selos de autenticação, número de seguidores compatíveis e comentários de outros compradores, desconfiando de páginas recém-criadas.

Por fim, a Febraban destaca a importância de utilizar cartões virtuais para pagamentos online e de ativar serviços de avisos por SMS de transações realizadas, disponibilizados pelos bancos. Todas essas medidas visam garantir a segurança dos consumidores durante a Black Friday e evitar possíveis problemas relacionados às compras online.

Sair da versão mobile