Diante do cenário de reclamações recorrentes, a Febraban elaborou dez recomendações para que os consumidores se protejam ao realizar compras durante a Black Friday. Entre essas recomendações, destaca-se a importância de dar preferência a lojas conhecidas e verificar a reputação de páginas desconhecidas por meio de sites de reclamações.
A entidade também orienta os consumidores a acessarem os sites de compra digitando o endereço diretamente no navegador e a desconfiarem de promoções com preços muito abaixo do valor real do produto. Além disso, a Febraban alerta sobre e-mails de promoções com links e recomenda verificar se a empresa é idônea antes de clicar.
Outra dica importante é optar pelo modelo de compra garantida, no qual a plataforma retém o valor da compra até a confirmação positiva do comprador. Além disso, é aconselhável verificar se as páginas de lojas em redes sociais possuem selos de autenticação, número de seguidores compatíveis e comentários de outros compradores, desconfiando de páginas recém-criadas.
Por fim, a Febraban destaca a importância de utilizar cartões virtuais para pagamentos online e de ativar serviços de avisos por SMS de transações realizadas, disponibilizados pelos bancos. Todas essas medidas visam garantir a segurança dos consumidores durante a Black Friday e evitar possíveis problemas relacionados às compras online.