Diferentemente de anos anteriores, a Black Friday não se resumiu apenas a uma “corrida por descontos na madrugada”, mas se transformou em uma jornada de consumo mais extensa. Os consumidores aproveitaram o período para comparar preços e analisar as ofertas antes de efetuar as compras, resultando em uma experiência mais estratégica de consumo.
Destaca-se que o maior tíquete médio foi observado na faixa de R$ 101 a R$ 300, representando 24,10% dos gastos, seguido pelos intervalos de R$ 301 a R$ 500 (17,18%), R$ 1.000 a R$ 2.000 (17,18%) e de até R$ 100 (9,23%). Já os gastos acima de R$ 4.000 foram registrados em 7,95% dos respondentes.
No que diz respeito às categorias de produtos mais vendidas, Roupas e Calçados se destacaram com 30,77% das transações, seguidas por Produtos de Beleza (24,62%) e Alimentos e Bebidas (16,67%).
Por outro lado, parte dos consumidores (37,02%) esperava encontrar descontos ainda maiores, enquanto 27,48% afirmaram não ter encontrado promoções satisfatórias. Além disso, 23,92% dos entrevistados relataram ter encontrado boas ofertas nos produtos desejados, porém consideraram que os preços estavam mais altos em comparação com a Black Friday do ano anterior.
A pesquisa foi conduzida durante o período entre 12h e 16h do dia de hoje, tendo como base a participação de 786 consumidores na plataforma do Reclame Aqui.