Bienal da Educação em Maceió destaca projetos escolares de sucesso que impactam positivamente a educação na cidade.

No último sábado (19), a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) organizou uma roda de conversa com os professores da rede pública municipal de ensino. A iniciativa teve como objetivo destacar o trabalho desses profissionais e compartilhar as ações escolares que estão trazendo resultados positivos.

A atividade contou com a participação de oito escolas municipais, que apresentaram diversas ações desenvolvidas em sala de aula. A coordenadora da Diretoria de Formação Continuada da Semed, Juliane Medeiros, ressaltou a importância de socializar as práticas bem-sucedidas e o impacto delas nos processos de aprendizagem.

Segundo Juliane, o encontro foi uma oportunidade de valorizar os professores que são escritores e possuem ideias inovadoras. Ela destacou que é fundamental que essas práticas sejam compartilhadas entre os colegas de profissão, para que todos possam levar iniciativas eficientes para suas salas de aula.

Para os professores, participar desse tipo de evento é gratificante, pois eles têm a chance de mostrar seu trabalho e serem reconhecidos. Adda Pereira, professora da Escola Municipal Luiz Pedro II, explicou que utiliza textos rimados para desenvolver a leitura, escrita e oralidade dos estudantes, e espera que essa prática auxilie outros professores nesse processo.

Uma das ações apresentadas durante a roda de conversa teve como objetivo promover a reflexão sobre as metodologias de aprendizagem, colocando o aluno como protagonista do processo. A professora Janine Cardeal, da Escola Municipal Jarede Viana, detalhou as atividades que foram desenvolvidas, incluindo rodas de conversa, exposições dialogadas e organização da sala por estações.

Além disso, a Semed divulgou as ações que foram apresentadas durante o evento. Entre elas estão a utilização de uma lista de chamada interativa, o uso de textos rimados no processo de alfabetização, a comemoração do Dia Mundial do Chocolate, a aplicação de metodologias ativas para potencializar o ensino-aprendizagem, a prática de yoga na Educação Infantil, a valorização das brincadeiras populares e o uso do graveto como ferramenta pedagógica.

Essas iniciativas evidenciam as práticas pedagógicas inovadoras e criativas dos professores da rede pública municipal de Maceió. A roda de conversa promovida pela Semed possibilitou a troca de experiências entre os profissionais, estimulando o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Certamente, essa valorização do trabalho dos educadores contribui para o desenvolvimento dos estudantes e a construção de uma educação de qualidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo