A inauguração contará com a presença de cerca de 5 mil livros, muitos deles doados por meio de campanhas realizadas pela Seris em parceria com o Poder Judiciário de Alagoas e A.A.L. A iniciativa reflete o compromisso do Governo de Alagoas com a promoção da leitura nos estabelecimentos prisionais, visando estimular o conhecimento e a reinserção social dos detentos.
O chefe da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas, policial penal Glauber Melo, ressaltou a importância da nova biblioteca, destacando que ela proporcionará aos detentos acesso à educação, cultura e entretenimento, contribuindo para sua reintegração à sociedade. Melo enfatizou que a leitura também pode funcionar como uma forma de escape e de lidar com o estresse e a solidão do ambiente prisional, além de promover o desenvolvimento pessoal e reflexão.
A gerente de Educação e Cidadania da Seris, policial penal Clarice Damasceno, enfatizou a relevância da escolha de homenagear Heliônia Ceres, ressaltando sua atuação como professora, jornalista, pesquisadora e militante da causa feminista. Compartilhar as obras da escritora com os reeducandos da PenSM contribui não apenas para o enriquecimento cultural e estímulo à percepção crítica, mas também aproxima os leitores dos temas abordados, reconhecendo o importante legado deixado pela alagoana na literatura nacional.
A inauguração da biblioteca Escritora Heliônia Ceres de Melo na Penitenciária de Segurança Máxima é mais um passo importante na promoção da educação, cultura e reinserção social dos detentos, proporcionando oportunidades de aprendizado e impactando positivamente no processo de ressocialização.