Bernardinho, que já comandou a seleção masculina em seis edições dos Jogos Olímpicos, retorna para liderar o time até a próxima edição em 2024 em Paris, na França. Sua vasta experiência em Olimpíadas inclui a conquista de dois ouros (Atenas 2004 e Rio 2016) e duas pratas (Pequim 2008 e Londres 2012) com a equipe masculina, além de dois bronzes (Atlanta 1996 e Sydney 2000) com a equipe feminina. Vale ressaltar que Bernardinho também possui uma medalha de prata como jogador nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984.
O renomado técnico declarou: “Voltei para contribuir. A decisão do Renan [Dal Zotto, de deixar a seleção] foi uma grande surpresa, mas respeito muito sua iniciativa de cuidar da saúde e da família. Ele fez um trabalho muito bom e deixa a seleção classificada para os Jogos Olímpicos”. Bernardinho continuará também no comando da equipe do Sesc Flamengo na Superliga Feminina de Vôlei, demonstrando sua dedicação e comprometimento com o esporte.
Radamés Lattari, presidente da CBV, comentou sobre a nomeação de Bernardinho, afirmando: “Bernardinho tem seu nome escrito na história do esporte mundial, é uma felicidade para o vôlei brasileiro contar com um profissional com esse talento e histórico. Ele já estava atuando como coordenador técnico das equipes masculinas adultas e de base, em um trabalho integrado que visa os Jogos Olímpicos de 2024, 2028 e 2032. Esse projeto continua e, neste momento, nada mais natural do que ele assumir o comando da seleção adulta.”
Com um currículo invejável e uma vasta experiência no vôlei, Bernardinho certamente trará ainda mais destaque para a seleção brasileira masculina. Sua liderança e conhecimento técnico são fundamentais para garantir um desempenho competitivo e de alto nível nos próximos desafios. Agora, os fãs do vôlei aguardam ansiosos para ver o desempenho da equipe sob o comando deste renomado treinador.