O senador Renan Calheiros (MDB) não participou do evento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizado na sexta-feira (23), em Maceió, por causa da presença do deputado federal Arthur Lira (PP), seu adversário político e potencial concorrente na disputa pelo Senado em 2026. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Lula esteve na capital alagoana para anunciar ações do governo federal, incluindo a contratação de dois milhões de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, além da entrega de 1.337 unidades habitacionais. Apesar de ser aliado histórico do presidente e pré-candidato à reeleição, Renan Calheiros foi o único senador de Alagoas a não comparecer à cerimônia.
Durante o evento, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), explicou a ausência do pai afirmando que o senador tinha “outro compromisso”. Em seguida, transmitiu um recado atribuído a Renan Calheiros, em tom político, ao destacar que “o lugar de Renan em 2026 é onde sempre esteve: ao lado do presidente Lula”, numa referência indireta a Arthur Lira, que apoiou Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
Mais cedo, ao participar da entrega de Unidades Odontológicas Móveis e ambulâncias do Samu dentro do programa “Agora Tem Especialistas”, Lula fez menção elogiosa a Arthur Lira, a quem chamou de “querido” e “companheiro”, reforçando o contraste político observado no evento.
Além de Arthur Lira, estiveram presentes na solenidade o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), o senador Fernando Farias (MDB) e a senadora Dra. Eudócia (PL), mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL).
A ausência de Renan Calheiros ocorre em meio às movimentações iniciais do cenário eleitoral de 2026 em Alagoas, especialmente diante da possibilidade de confronto direto entre ele e Arthur Lira na disputa por uma das vagas ao Senado.






