De acordo com informações do jornal espanhol Sport, Joan Laporta, presidente do Barcelona, sempre teve o atacante norueguês como um desejo pessoal. A chegada de Haaland seria o último movimento de Laporta antes do final do seu mandato à frente do clube.
A estratégia traçada pelo dirigente do Barcelona para driblar a crise financeira é buscar a contratação do atacante do Manchester City para as temporadas de 2025 ou 2026. A intenção é utilizar a chegada de Haaland como uma jogada midiática para a reabertura do Camp Nou, prevista para a temporada 2026/27.
A negociação não é considerada complexa, já que Laporta e os representantes de Haaland mantêm uma boa relação. Além disso, a possível saída de Pep Guardiola do Manchester City ao término de seu contrato em 2025 pode abrir uma brecha para o Barcelona apresentar um projeto esportivo competitivo e convincente ao norueguês.
Dessa forma, o Barcelona se prepara para uma investida determinada para ter Erling Haaland como estrela do time em um futuro próximo. A expectativa é de que essa movimentação gere grande impacto no cenário esportivo, tanto em termos de desempenho em campo quanto de visibilidade midiática para o clube catalão.