Apesar do sucesso nas outras competições, o desempenho no Campeonato Espanhol vinha deixando a desejar. A última vitória da equipe no nacional havia sido no início de dezembro, e como mandante, o Barcelona vinha de três derrotas consecutivas. No entanto, a goleada sobre o Valencia mostrou que a equipe está determinada a recuperar seu espaço na competição nacional.
O técnico Hansi Flick demonstrou preocupação com o desgaste físico de seus jogadores e optou por rodar o elenco, escalando De Jong, Eric Garcia, Fermín e Ferran Torres. Mesmo poupando alguns atletas, o Barcelona abriu uma vantagem confortável sobre o Valencia no primeiro tempo, terminando os primeiros 45 minutos com uma goleada de 4 a 0.
Destaque para o brasileiro Raphinha, que ao marcar o terceiro gol, se isolou como o jogador com mais participações diretas em gols na temporada. Com 32 participações, o atacante lidera esse ranking, à frente de nomes como Lewandowski, Mbappé e Vini Jr.
Na segunda etapa, o Barcelona diminuiu o ritmo, permitindo que o Valencia marcasse seu gol de honra. Entretanto, o time catalão continuou pressionando e ampliou ainda mais a vantagem, fechando o placar em 7 a 1. Agora, o Barcelona terá mais dois jogos seguidos em casa, recebendo o Atalanta pela Liga dos Campeões e o Alavés no Campeonato Espanhol. Enquanto isso, o Valencia buscará a reabilitação contra o Celta.