Em virtude da determinação legal, os clientes não serão prejudicados quanto ao pagamento de contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nessas datas. As contas poderão ser quitadas, sem acréscimo, no próximo dia útil após o feriado. Contudo, a orientação é que, quando possível, esses pagamentos sejam antecipados ou agendados por meio dos canais eletrônicos disponibilizados pelos bancos, como caixas eletrônicos, internet banking e atendimento telefônico. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos também poderão ser pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Por outro lado, os clientes não serão totalmente desassistidos, já que as áreas de autoatendimento, os canais digitais e remotos dos bancos permanecerão disponíveis nos dias 15 e 20. Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destaca a segurança e praticidade oferecidas pelos meios eletrônicos, que possibilitam a realização de praticamente todas as transações financeiras.
— Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento — ressalta Faria.
Nos dias 16, 17 e 21 de novembro, por outro lado, as agências bancárias funcionarão normalmente nas localidades que não tenham feriados municipais. Dessa forma, os clientes poderão realizar suas operações financeiras sem maiores impactos.