De acordo com as regras estabelecidas, cada ‘dealer’ de câmbio poderá enviar até três propostas contendo o volume desejado e o diferencial a ser adicionado ou subtraído da taxa de venda USDBRL do boletim de fechamento Ptax do dia do leilão. O resultado do leilão será divulgado por meio de um comunicado no BC correio, com possibilidade de aceitação parcial das propostas.
Hoje, o dólar alcançou o valor de R$ 5,60 pela primeira vez em mais de 20 dias, influenciado pela desaceleração da atividade econômica nos Estados Unidos, o que reduziu as expectativas de um corte agressivo nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed). A moeda americana encerrou o dia em alta de 1,22%, cotada a R$ 5,6231, refletindo também a cautela dos investidores diante da espera por novas diretrizes na política monetária, com a recente nomeação de Gabriel Galípolo para a presidência do BC.
Durante um evento do Santander, o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, mencionou que a instituição estava pronta para intervir no mercado cambial, se necessário. Galípolo, que é diretor de Política Monetária e responsável pela área de câmbio, afirmou anteriormente que a diretoria esteve próxima de intervir neste ano. A expectativa é que a atuação do BC possa trazer estabilidade ao mercado de câmbio diante das incertezas econômicas globais.