Banco Central eleva projeção de crescimento do saldo total de crédito em 2024 para 10,8% conforme Relatório Trimestral de Inflação



O Banco Central divulgou nesta quinta-feira, 27, as novas projeções para o crescimento do saldo total de crédito em 2024. De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), a estimativa foi revisada de 9,4% para 10,8%. Essa revisão indica um cenário de maior crescimento na concessão de crédito tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

Para as operações de pessoas físicas, a projeção passou de 10,2% para 11,0%, enquanto para as empresas foi alterada de 8% para 10,5%. Essa mudança nas estimativas reflete a expectativa de um aumento na demanda por crédito por parte dos consumidores e das empresas nos próximos anos.

No que se refere ao crédito livre, que não utiliza recursos da poupança ou do BNDES, o Banco Central ajustou a projeção de crescimento do saldo de 8,9% para 10,0%. Para o crédito às pessoas físicas nesse segmento, a estimativa foi de 10% para 11,5%, enquanto para as empresas passou de 7,5% para 8,0%.

Já o saldo de crédito direcionado, que utiliza recursos da poupança e do BNDES, teve a projeção aumentada de 10% para 12,0%. Dentro desse segmento, o saldo para as pessoas físicas ficou em 10,5%, e para as pessoas jurídicas foi revisado de 9% para 15,0%.

Essas revisões nas projeções do Banco Central indicam um cenário de maior expansão do crédito no país nos próximos anos, o que pode impulsionar o crescimento econômico e estimular investimentos por parte das empresas e dos consumidores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo