Baixo estoque de sangue no Hemoal preocupa autoridades de saúde durante o período de Carnaval

A doação de sangue é um ato de solidariedade e generosidade que pode salvar vidas. Porém, este gesto tão importante muitas vezes é esquecido, principalmente durante o período carnavalesco. É nessa época do ano que os estoques de sangue ficam mais baixos, devido à maior demanda de pacientes causada por acidentes.

No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), atualmente os bancos de sangue somam 262 bolsas, sendo 147 em Maceió e 115 em Arapiraca. Essa quantidade é considerada menos da metade do esperado para atender as necessidades da população durante o carnaval.

De acordo com a assistente social do Hemoal Maceió, Natasha Souza, a doação de sangue é um gesto altruísta que impacta positivamente na vida das pessoas e também na produção de medicamentos que utilizam componentes do sangue. Além disso, ela ressalta que um doador voluntário de sangue pode salvar até quatro vidas em uma única doação.

Os tipos sanguíneos que estão com estoque crítico na capital são A+, B+, AB+, A- e O-. Já em Arapiraca, os tipos mais críticos são o A+, B+ e O-.

A supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, alerta para a importância da doação de sangue antes do carnaval, pois é um período crítico em que os pacientes mais precisam de doadores de sangue. Ela recomenda que os foliões sejam solidários e façam suas doações antes de aproveitar a festa.

Para realizar a doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais e apresentar um documento de identificação oficial e original. Além disso, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Deve-se também respeitar um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres entre as doações.

Diante da importância da doação de sangue, é fundamental que a população se conscientize sobre a necessidade de manter os estoques abastecidos durante todo o ano, garantindo assim o atendimento adequado às demandas de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas. Este é um gesto que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas, por isso, antes de aproveitar a folia de carnaval, a solidariedade e a generosidade devem prevalecer.

Sair da versão mobile