Baixa vacinação infantil contra Covid-19 preocupa em Alagoas: Sesau alerta para importância do esquema vacinal completo.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em Alagoas emitiu um alerta sobre a preocupante baixa vacinação infantil contra a Covid-19 no estado. Segundo informações da enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaela Siqueira, crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber a imunização, que está disponível em todo o estado.

De acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde, entre os anos de 2021 e 2025, apenas 26,2% das crianças entre seis meses e dois anos receberam a segunda dose do imunizante, enquanto apenas 5,5% se imunizaram com a terceira dose. Já entre três e quatro anos, os números são de 18,9% para a segunda dose e 8,6% para a terceira.

É importante ressaltar que após os cinco anos de idade, apenas as crianças que fazem parte de grupos prioritários irão receber uma dose de reforço. Estes grupos incluem imunocomprometidos, indivíduos com comorbidades e deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, indivíduos que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua.

O Ministério da Saúde recomenda um esquema vacinal de três doses para crianças nessa faixa etária, sendo a primeira administrada aos seis meses, a segunda dose após um intervalo de 4 semanas e a terceira dose após 8 semanas da segunda dose. As crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas ou que estão com doses atrasadas poderão completar o esquema de três doses, respeitando os intervalos recomendados.

Portanto, é de extrema importância que os responsáveis pelas crianças estejam atentos e busquem os postos de vacinação para garantir a imunização dos pequenos contra a Covid-19, contribuindo assim para a proteção de toda a comunidade. A vacinação é uma das principais medidas de prevenção e controle da disseminação do vírus e deve ser priorizada.

Sair da versão mobile