O número de crianças leitoras nas redes públicas de Alagoas aumentou quase 200% ao longo do período de 2021 a 2024. Esse dado considera as crianças matriculadas não apenas na rede pública estadual, mas também nas redes municipais das 102 cidades alagoanas. Esse avanço é fruto do trabalho conjunto entre o Governo de Alagoas e os municípios, por meio de iniciativas como o Regime de Colaboração, que oferece material didático, formação e pagamento de bolsa para articuladores de ensino.
O Programa Criança Alfabetizada, que conta com o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e faz parte do Escola 10, também tem contribuído significativamente para esse progresso. Através da avaliação de fluência realizada pelo Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), é possível identificar o nível de leitura dos alunos e desenvolver ações para aprimorar sua alfabetização.
O superintendente de Cooperação com os Municípios e coordenador da Renalfa, Daniel Marinho, destaca a importância da integração entre estado e municípios para alcançar tais resultados. Já Artur Ferreira Filho, gerente da GEAVA, ressalta os índices superados e os avanços significativos observados nos últimos anos. No entanto, ele ressalta que ainda há desafios a serem enfrentados, com 35,3% dos alunos fora dos níveis de fluência desejados.
Apesar dos resultados positivos, tanto Daniel quanto Artur enfatizam a necessidade de continuar investindo em estratégias de alfabetização para garantir que todos os estudantes alagoanos alcancem os níveis de leitura adequados. O trabalho conjunto entre estado e municípios, aliado a programas como o Criança Alfabetizada, tem se mostrado essencial para o avanço da alfabetização no estado de Alagoas.