Avanço de quase 200%: Número de crianças leitoras nas redes públicas de Alagoas tem salto impressionante na Avaliação de Fluência.

O Governo de Alagoas tem acompanhado de perto o desempenho dos estudantes alagoanos na Educação Básica e os resultados positivos desse monitoramento são evidentes. De acordo com levantamento realizado pela Gerência Especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (GEAVA) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alagoas registrou um avanço considerável na Avaliação de Fluência, que mede a capacidade de leitura de estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

O número de crianças leitoras nas redes públicas de Alagoas aumentou quase 200% ao longo do período de 2021 a 2024. Esse dado considera as crianças matriculadas não apenas na rede pública estadual, mas também nas redes municipais das 102 cidades alagoanas. Esse avanço é fruto do trabalho conjunto entre o Governo de Alagoas e os municípios, por meio de iniciativas como o Regime de Colaboração, que oferece material didático, formação e pagamento de bolsa para articuladores de ensino.

O Programa Criança Alfabetizada, que conta com o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e faz parte do Escola 10, também tem contribuído significativamente para esse progresso. Através da avaliação de fluência realizada pelo Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), é possível identificar o nível de leitura dos alunos e desenvolver ações para aprimorar sua alfabetização.

O superintendente de Cooperação com os Municípios e coordenador da Renalfa, Daniel Marinho, destaca a importância da integração entre estado e municípios para alcançar tais resultados. Já Artur Ferreira Filho, gerente da GEAVA, ressalta os índices superados e os avanços significativos observados nos últimos anos. No entanto, ele ressalta que ainda há desafios a serem enfrentados, com 35,3% dos alunos fora dos níveis de fluência desejados.

Apesar dos resultados positivos, tanto Daniel quanto Artur enfatizam a necessidade de continuar investindo em estratégias de alfabetização para garantir que todos os estudantes alagoanos alcancem os níveis de leitura adequados. O trabalho conjunto entre estado e municípios, aliado a programas como o Criança Alfabetizada, tem se mostrado essencial para o avanço da alfabetização no estado de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo