Autarquia Municipal revitaliza pontos de descarte ilegal em Alagoas, transformando lixo em áreas sustentáveis e educando a comunidade



Mais de 180 pontos de descarte irregular foram transformados em áreas sustentáveis em Maceió. A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) tem trabalhado no mapeamento e transformação desses locais, que anteriormente eram usados para o descarte de móveis inservíveis, resíduos domiciliares, restos de poda de árvores e da construção civil.

Na última semana, a Alurb atuou em dois pontos, localizados no Vergel do Lago e no Benedito Bentes, especificamente no Conjunto Freitas Neto. Anteriormente, esses lugares eram conhecidos pelo acúmulo de lixo despejado por moradores e comerciantes da região. No entanto, agora há esperança e preservação, pois foram transformados com a introdução de mudas de árvores nativas, paisagismo e brinquedos feitos a partir do reuso de pneus, filtros e blocos de concreto.

Os muros próximos aos pontos de lixo também receberam uma nova pintura, dessa vez com imagens infantis, tornando o local mais alegre e convidativo. Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, ressaltou a importância dessas transformações, afirmando que antes esses lugares eram espaços de convívio social, onde as pessoas brincavam e se reuniam. Portanto, devolver esses locais aos moradores é significativo.

Além disso, a Alurb realizou ações de educação ambiental, com servidores visitando as residências próximas aos pontos revitalizados, explicando sobre as transformações realizadas e orientando sobre o descarte correto dos materiais e a preservação da área. Com essa abordagem, os moradores se conscientizam de suas responsabilidades em relação ao meio ambiente e entendem que todos os membros da comunidade devem compartilhar as funções e cuidar do ambiente que foi proporcionado.

As imagens das transformações realizadas mostram a beleza e a nova vida que foi dada aos antigos pontos de descarte irregular. Agora, essas áreas se tornaram lugares agradáveis para os moradores e também apresentam um estímulo à consciência ambiental. A Alurb continua trabalhando para transformar mais pontos de descarte irregular em áreas sustentáveis, garantindo assim um melhor aproveitamento dos espaços urbanos e o cuidado com o meio ambiente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo