No entanto, nem tudo são más notícias, pois a análise também mostra uma tendência de estabilização e diminuição dos casos de SRAG por Covid-19 na região Centro-Sul do país. A Fiocruz ressalta que, de forma geral, apenas Minas Gerais e Pernambuco apresentam um sinal de aumento de casos, enquanto a maioria das unidades federativas do Brasil está mostrando redução de casos.
Essa redução nos casos é atribuída à queda ou estabilização das ocorrências de Covid-19 e rinovírus em vários estados, apesar de algumas regiões ainda estarem apresentando aumento. Além disso, o boletim da Fiocruz destaca a diminuição dos casos graves de rinovírus, que afeta mais crianças e adolescentes até 14 anos, com exceção de Santa Catarina e Pernambuco, onde houve um aumento.
A Fiocruz enfatiza a importância da vacinação contra a Covid-19, especialmente para grupos de risco como idosos, crianças e pessoas com comorbidades. Além disso, a instituição recomenda o uso de máscara em locais fechados e, em caso de sintomas, o isolamento domiciliar ou o uso de máscara ao sair.
Esses dados são preocupantes e evidenciam a importância de medidas preventivas e de cuidado com a saúde da população, principalmente dos grupos mais vulneráveis. A pandemia ainda não acabou e é essencial manter a vigilância e seguir as recomendações dos órgãos de saúde para evitar novas ondas de contaminação.