Aumento de ataques ucranianos leva ao fechamento de escolas e centros comerciais na fronteira russa de Belgorod durante eleições presidenciais.



As autoridades da cidade fronteiriça russa de Belgorod tomaram uma decisão drástica neste sábado, devido ao aumento dos ataques ucranianos nos últimos dias. Escolas e centros comerciais foram fechados na região como medida preventiva, visando a segurança da população diante do cenário de conflito em meio às eleições presidenciais da Rússia.

O governador regional Vyacheslav Gladkov comunicou a determinação por meio das redes sociais, informando que os centros comerciais em Belgorod e no distrito de Belgorod não funcionarão no domingo e segunda-feira. Além disso, as escolas também estarão fechadas na segunda e terça-feira da próxima semana. A prioridade das autoridades locais é manter a segurança e o bem-estar da população diante da situação delicada na fronteira.

Enquanto isso, na Rússia, pelo menos 13 pessoas foram detidas por vandalismo em seções eleitorais no primeiro dia das eleições presidenciais. Os incidentes foram registrados principalmente em Moscou, Voronej, sul da Rússia, e na região de Carachai-Circássia, no norte do Cáucaso, de acordo com a agência estatal Tass. A suspeita é de que os atos de vandalismo possam estar relacionados a protestos contra o presidente Vladimir Putin, que busca mais um mandato e a possibilidade de permanecer no cargo até 2030.

Até o momento, a Comissão Eleitoral Central da Rússia divulgou que 35,4% dos eleitores já depositaram seus votos, seja por meio tradicional em papel, seja de forma eletrônica. Putin, inclusive, foi um dos que votaram antecipadamente de forma eletrônica. O presidente russo é o favorito nas eleições e, caso seja reeleito, garantirá mais um período no comando do país. A população aguarda ansiosa pelos resultados finais, que devem ser divulgados em breve.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo