Segundo o gestor penedense, esta celebração é um momento de grande importância cultural, religiosa e turística para a cidade, projetando-a no cenário nacional. Em um ofício enviado em 03 de janeiro, o prefeito destacou a relevância do evento e a necessidade de garantir condições adequadas de navegação para os participantes da procissão.
Após a solicitação da Prefeitura de Penedo, a Chesf comunicou o atendimento do pedido nesta quarta-feira, 08, informando que a defluência média diária da UHE Xingó será elevada para 1.300 m³/s, atendendo às necessidades do município para a realização do evento. O Gerente Executivo da Gestão da Operação da Chesf, Ladário Morais, destacou a importância da parceria entre os órgãos para viabilizar o aumento da vazão do rio.
Além disso, a Chesf informou que o aumento da vazão defluente média diária será praticado ao longo de três dias, iniciando-se nesta quinta-feira, 09 de janeiro, e se estendendo até a véspera da procissão, marcada para 11 de janeiro. Com isso, espera-se garantir as condições necessárias para a realização do evento tradicional em Penedo.
A comunidade local aguarda ansiosamente por essa celebração, que é considerada uma das mais importantes da região e atrai não apenas fiéis, mas também turistas de diversas partes do país. A mobilização para garantir o sucesso do evento demonstra o comprometimento das autoridades locais e de órgãos como a Chesf em promover e preservar as tradições religiosas e culturais da cidade de Penedo.