Aumento da doação de órgãos é discutido em sessão parlamentar visando ampliar o número de doadores em Alagoas

O deputado Henrique Chicão (Republicanos) usou a palavra na sessão desta quarta-feira, 20, para falar sobre a importância da doação de órgãos e a necessidade de discutir mais o tema para ampliar o número de doadores em Alagoas. “Nosso Estado apresentou um aumento de 12,5% neste ano, mas ainda é muito pouco”, disse Chicão, referindo-se aos dados apresentados pela Secretaria de Saúde de Alagoas no início do mês de agosto. Em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram realizados 56 transplantes, nos últimos oito meses foram realizados 63 procedimentos.

“Eu gostaria de incentivar nossos colegas deputados, assim como o secretário do Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a realizar esforços para ampliar ainda mais esses números”, prosseguiu o parlamentar. Ele tem como objetivo incentivar a doação por parte da população por meio de políticas públicas e também realizar uma sessão especial sobre o tema. “Muitos estão precisando dessa ação para sobreviver, e precisamos divulgar a importância deste gesto. A doação de órgãos é vida”, afirmou o deputado.

Em aparte, o deputado Lelo Maia (União Brasil) citou o caso do apresentador Fausto Silva, o Faustão, que em menos de uma semana conseguiu um coração, passou por um transplante e já recebeu alta do hospital. Maia endossou a ideia da realização de uma sessão especial sobre o tema da doação de órgãos.

Atualmente, a doação de órgãos é um tema de extrema importância e que precisa ser debatido e divulgado amplamente para ampliar o número de doadores em Alagoas. Na sessão desta quarta-feira, o deputado Henrique Chicão (Republicanos) utilizou seu tempo para abordar este assunto e chamar a atenção da população e de seus colegas parlamentares.

De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Saúde de Alagoas, o Estado teve um aumento de 12,5% no número de transplantes realizados este ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Apesar deste crescimento, Chicão ressaltou que ainda é necessário fazer mais para alcançar números expressivos nessa área.

Com o intuito de incentivar a doação de órgãos pela população, o deputado chamou atenção para a importância das políticas públicas voltadas para esse tema. Ele também propôs a realização de uma sessão especial para debater e divulgar essa causa tão significativa. Chicão afirmou que muitas vidas dependem dessa ação e destacou que a doação de órgãos é, literalmente, uma doação de vida.

Durante a sessão, o deputado Lelo Maia (União Brasil) destacou o caso do apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, que recentemente passou por um transplante de coração em tempo recorde e já recebeu alta hospitalar em menos de uma semana. Maia endossou a ideia de promover uma sessão especial sobre doação de órgãos, reconhecendo a relevância desse tema para a sociedade.

Diante disso, é fundamental que a discussão sobre a doação de órgãos seja ampliada e que a população esteja consciente da importância desse gesto que salva vidas. Através da divulgação adequada e do incentivo por parte das autoridades, é possível aumentar o número de doadores e contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que necessitam de um transplante. A realização de uma sessão especial sobre o tema, como proposto pelos deputados Chicão e Maia, é uma iniciativa louvável e que certamente colaborará para a conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos.

Sair da versão mobile