Os números divulgados revelam que o Brasil já contabilizou um total de 57.713 casos da doença, representando um aumento expressivo de 151% em relação aos dados das três semanas finais do ano anterior, que somaram 23.018 infecções. Esses dados foram obtidos através de informações do Ministério da Saúde e da Plataforma de pesquisadores da Unesp, SP Covid-19 Info Tracker, que têm monitorado de perto a evolução da pandemia no país.
O pico da doença foi registrado entre os dias 5 e 11 de janeiro, com um total de 23,5 mil casos notificados às autoridades de saúde. Já na semana anterior, de 29 de dezembro a 4 de janeiro, foram contabilizados 16 mil casos, e na semana antes disso, de 22 a 28 de dezembro, apenas 6.090 infecções foram registradas. Essa aceleração nos números da Covid-19 tem gerado preocupação e destacado a importância de medidas preventivas e de combate ao vírus.
Diante desse panorama alarmante, é fundamental que a população mantenha-se atenta às recomendações das autoridades de saúde, como o distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos, para conter a propagação do coronavírus e evitar mais tragédias. A colaboração de todos é essencial neste momento crítico da pandemia.