Aula inaugural para socioeducandos da Unidade de Semiliberdade de Rio Largo prepara jovens para o mercado de trabalho.

A Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), promoveu uma aula inaugural para os 20 socioeducandos da Unidade de Semiliberdade de Rio Largo. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o Estado de Alagoas, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Usina Santo Antônio.

Através deste programa de qualificação, os socioeducandos têm a oportunidade de participar de um curso que visa prepará-los para ingressar no mercado de trabalho. Este programa tem o objetivo de possibilitar que, após cumprirem as medidas socioeducativas, esses jovens retornem à sociedade com novas perspectivas.

O superintendente de Medidas Socioeducativas, Otávio Rêgo, enfatizou a importância desta capacitação para os jovens do sistema, afirmando que eles poderão retornar à sociedade com mais oportunidades e se tornar exemplos para outros jovens na mesma situação, buscando mudar seu próprio futuro.

A procuradora do Trabalho, Cláudia Mendonça, elogiou a gestão da Seprev, por meio da Sumese, destacando que “A Sumese tem mostrado que não existe efetividade sem afetividade, isso é transformador e inspirador. Parabéns para toda equipe”.

Com o lançamento desta nova turma, 64% do público do Sistema Socioeducativo Alagoano está em fase de capacitação ou já se encontra capacitado para o mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz. Ações como essa têm tornado o Estado de Alagoas referência em socioeducação no Brasil.

A iniciativa de promover a aula inaugural para os socioeducandos representa um importante passo na busca pela ressocialização e reinserção desses jovens na sociedade. O Estado de Alagoas, em parceria com diversas entidades, tem investido na qualificação e preparação desses jovens para que eles tenham a chance de transformar suas vidas e contribuir de maneira positiva para a comunidade.

Ao oferecer essa oportunidade de capacitação, o Estado demonstra seu compromisso com a inclusão social e o combate à violência, proporcionando aos jovens em situação de vulnerabilidade a chance de um recomeço e a perspectiva de um futuro melhor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo