Uma gravação obtida pela Polícia Federal (PF) durante uma investigação sobre uma organização criminosa de tráfico internacional de cocaína expôs a extensa atuação da máfia italiana ‘Ndrangheta no Brasil. O áudio, que foi encontrado em um pen-drive na prisão de Nicola Assisi e seu filho Patrick em 2019, em Praia Grande (SP), revela conversas entre Assisi, apontado como líder da máfia calabresa no país, um membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) e um fornecedor de logística para exportação de drogas no porto de Paranaguá (PR).
Durante a conversa, os envolvidos discutem a presença do grupo em diversas regiões do Brasil, com um integrante do PCC afirmando: “A gente trabalha no Brasil todo”. A investigação apontou que a máfia italiana tem atuação abrangente no país, exportando grandes quantidades de droga por diversos portos brasileiros, incluindo Paranaguá.
O áudio, que tem quase 1h30 de duração, foi utilizado pelo Ministério Público Federal (MPF) para denunciar Willian Agati, conhecido como o “concierge do crime”, que atuava como elo entre a cúpula do PCC e compradores de drogas no exterior, incluindo a ‘Ndrangheta. Agati recebeu o apelido de “concierge do crime” por oferecer vários serviços para o PCC, como a intermediação com compradores de cocaína no exterior.
Antes de ser capturado no Brasil, Nicola Assisi já era procurado pelas autoridades italianas por envolvimento em tráfico internacional e lavagem de ativos, além de integrar a ‘Ndrangheta. Conhecido como “Fantasma da Calábria”, Assisi era considerado um dos maiores traficantes do mundo.
Após ser condenado na Itália, Assisi se mudou para o Brasil e passou a liderar o braço da ‘Ndrangheta no país. As investigações apontaram que Assisi e seu filho utilizavam cinco apartamentos em um prédio em Praia Grande, onde foram encontradas armas, munições, celulares, rádios, rastreadores, lacres para contêineres e aproximadamente R$ 770 mil em espécie.
A ‘Ndrangheta é atualmente uma das maiores máfias italianas, controlando remessas de cocaína e lavagem de ativos em diversos continentes. A denúncia aponta o Brasil como uma das bases de operação do grupo criminoso.
Diante dessas revelações, as autoridades brasileiras e italianas intensificaram os esforços para combater o tráfico de drogas e desarticular as organizações criminosas que operam no país. A atuação da ‘Ndrangheta no Brasil representa um desafio para as forças de segurança, que buscam conter a influência do crime organizado no território nacional.