Áudio da PF revela tenente-coronel criticando Olavo de Carvalho e articulando tática de manifestantes em trama golpista de 2022.

Durante as investigações da Polícia Federal (PF) sobre uma possível trama golpista em 2022, um áudio obtido revelou o tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida criticando Olavo de Carvalho, conhecido como o “guru” do bolsonarismo e admirado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. No áudio, o militar expressa seu descontentamento em relação ao escritor, afirmando que ele “fala um monte de besteira”. Mesmo assim, sugeriu que a interlocutora, identificada como Renata, assistisse a um vídeo de Olavo como forma de influenciar os manifestantes a deixarem o Quartel General (QG) do Exército e se dirigirem para o Congresso.

O tenente-coronel indica que, embora não concorde com tudo o que Olavo de Carvalho diz, o vídeo poderia descrever uma estratégia que poderia ser adotada. Ele ressalta que está tentando disseminar o vídeo nas redes frequentadas pelos manifestantes, visando a mudança de local da manifestação. Apesar de suas ressalvas em relação ao escritor, ele reconhece a importância da manobra sugerida por Olavo.

Olavo de Carvalho, conhecido por suas posições ideológicas de direita, teve uma forte influência durante a presidência de Bolsonaro, especialmente no contexto da pandemia de covid-19, na qual ele desacreditava a gravidade do vírus. Ele veio a falecer em janeiro de 2022, aos 74 anos.

Em seguida à menção a Olavo de Carvalho, o tenente-coronel continua a discutir a estratégia com Renata, enfatizando a necessidade de os manifestantes se dirigirem ao Congresso Nacional para pressionar os parlamentares. O militar destaca a importância de exercer pressão sobre o Legislativo, já que ele acredita que o Executivo seria ineficaz nesse contexto, e sugere a possibilidade de utilizar mecanismos de pressão econômica, como greves e paralisações, que já estavam sendo anunciadas.

Apesar de sua posição, o tenente-coronel foi citado em um relatório da PF como alguém que estaria disseminando informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro, contribuindo para um suposto golpe em andamento. O militar estava lotado no Comando de Operações Terrestres do Exército (Coter) na época em que o áudio foi enviado, em novembro de 2022.

Essas revelações lançam luz sobre os bastidores de um cenário político conturbado, evidenciando as complexas relações entre militares, líderes políticos e figuras influentes na sociedade brasileira. A investigação da PF continua em curso, buscando esclarecer os detalhes dessa suposta trama golpista e suas ramificações.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo