Durante o evento, a deputada destacou a longa data em que o problema de abastecimento de grãos na região Sul persiste. Segundo ela, a situação se torna ainda mais agravante em momentos de intempéries ou ataques de pragas. A falta de grãos para abastecer as agroindústrias e criadores resulta no aumento dos preços da carne e do leite na região.
Daniela Reinehr apontou como uma possível solução para o problema a criação da Rota do Milho. Esse projeto visa trazer grãos do Paraguai para os estados do Sul do Brasil por um percurso mais curto e rápido, passando pelo território argentino. No entanto, a deputada reconheceu os desafios envolvidos, uma vez que a implementação da Rota do Milho demanda a cooperação e superação de problemas burocráticos e diplomáticos entre os governos dos três países envolvidos.
A parlamentar ressaltou a importância de continuar buscando alternativas e agilizando soluções para evitar o colapso no setor agroindustrial da região Sul. Ela alertou para a necessidade de superar obstáculos como a falta de infraestrutura para o transporte rodoviário e alfandegário, além das questões geopolíticas que envolvem a importação de grãos.
Portanto, a audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados representou um importante espaço para debater e evidenciar os desafios enfrentados no abastecimento de grãos na região Sul do Brasil, bem como para buscar soluções que possam contribuir para a sustentabilidade do setor agroindustrial na região.