Atividades turísticas crescem 0,5% em setembro, impulsionadas por festival no Rio de Janeiro, segundo dados do IBGE.



O setor de atividades turísticas apresentou um crescimento de 0,5% em setembro em relação a agosto, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse aumento foi impulsionado por avanços em seis dos 17 locais pesquisados, com destaque para o Rio de Janeiro, que teve uma elevação de 14,9%, graças à realização do festival musical Rock in Rio.

Apesar dos impactos da pandemia, o segmento de atividades turísticas ainda opera 8,1% acima do nível de fevereiro de 2020, período pré-pandêmico, e 0,2% abaixo do auge registrado em fevereiro de 2014. Na comparação com setembro de 2023, o volume de atividades turísticas cresceu 2,2% em setembro de 2024 no Brasil, registrando o quarto resultado positivo consecutivo.

Esse crescimento foi impulsionado por diversos setores, como restaurantes, espetáculos teatrais e musicais, agências de viagens, transporte aéreo de passageiros e serviços de reservas relacionados a hospedagens. A recuperação do setor de turismo é um reflexo da retomada gradual das atividades econômicas no país, após um período de restrições e queda no fluxo de turistas devido à pandemia.

Esses números evidenciam a importância das atividades turísticas para a economia brasileira, gerando empregos, movimentando o comércio e contribuindo para o desenvolvimento de diversas regiões do país. A expectativa é que, com a flexibilização das medidas de distanciamento social e o avanço da vacinação contra a Covid-19, o setor de turismo continue a se recuperar e retomar seu crescimento de forma mais consistente nos próximos meses.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo