O evento foi uma homenagem ao nascimento do renomado escritor paulista Monteiro Lobato, conhecido por suas obras infantis como “O Saci”, “Reinações de Narizinho”, “Memórias da Emília” e “O Sítio do Pica-pau Amarelo”. A intenção das atividades realizadas era fomentar a leitura infantil nos municípios alagoanos, como ressaltou a coordenadora dos Sistemas de Museus e Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas.
Diversas bibliotecas municipais, como as de São Miguel dos Campos, Ibateguara, Japaratinga, Quebrangulo, Santa Luzia do Norte, União dos Palmares, Igreja Nova, Delmiro Gouveia e Atalaia, participaram das atividades em prol da leitura nacional infantil. Na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, em Quebrangulo, cerca de 200 crianças e adolescentes da Escola Municipal de Educação Básica Jovelina Saldanha da Cunha Lima participaram das oficinas de leitura e reconto.
A coordenadora Selma Lima destacou a importância do incentivo à leitura, ressaltando a felicidade com os resultados positivos das atividades. Na Biblioteca Pública José Luiz Lessa, em Ibateguara, os alunos da escola municipal Pedro Veloso participaram de atividades lúdicas, como uma roda de conversa sobre a importância do livro infantil, seguida por uma contação de história e oficinas temáticas.
A coordenadora da biblioteca, Silvana Arruda, enfatizou a importância de transformar o espaço da biblioteca em um local vivo e agradável, capaz de conectar as pessoas com o universo mágico da leitura. O objetivo da programação foi não só promover a leitura, mas também trabalhar as obras de Monteiro Lobato para as crianças que ainda não as conheciam.
