Astronautas da NASA retornam à Terra após nove meses na Estação Espacial Internacional a bordo de cápsula SpaceX.



Dois astronautas norte-americanos da NASA, Suni Williams e Barry “Butch” Wilmore, finalmente retornaram à Terra após mais de nove meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI). O retorno aconteceu nesta terça-feira (18), quando a cápsula da SpaceX pousou com eles e os outros membros da tripulação da estação, Nick Hague, da NASA, e Aleksandr Gorbunov, da agência espacial russa Roscosmos.

A jornada de Williams e Wilmore começou em junho do ano passado, quando partiram para a estação espacial a bordo da primeira nave tripulada Starliner da Boeing. O plano inicial era permanecerem apenas alguns dias, mas um mau funcionamento na nave espacial resultou no retorno sem tripulação. O presidente dos EUA na época, Donald Trump, chegou a alegar que os astronautas foram “abandonados no espaço pela Administração Biden” e pediu ajuda a Elon Musk, CEO da SpaceX, para resgatá-los.

A estadia prolongada dos astronautas na estação espacial causou comoção devido à inesperada separação de suas famílias. Williams e Wilmore tiveram que receber suprimentos extras, como roupas e itens de higiene pessoal, devido à extensão da missão. Problemas no sistema de propulsão da Starliner levantaram dúvidas sobre a segurança da espaçonave em sua viagem de retorno à Terra, após falhas durante a aproximação à EEI e vazamentos de hélio utilizado para pressurizar os propulsores.

A Boeing iniciou uma série de testes para identificar as causas das falhas e propor correções à NASA, que tem a palavra final sobre o problema. A missão de teste dos astronautas, que deveria durar oito dias, foi estendida devido a essas questões técnicas. O retorno de Suni Williams e Barry “Butch” Wilmore marca o fim dessa jornada espacial, trazendo alívio para a tripulação e suas famílias após tantos obstáculos enfrentados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo