Astronautas americanos poderão voltar mais cedo da Estação Espacial Internacional após 250 dias consecutivos em órbita, em cápsula SpaceX.



A Nasa surpreendeu o público ao anunciar que os dois astronautas americanos presos na Estação Espacial Internacional poderão retornar à Terra mais cedo do que o esperado. Butch Wilmore e Suni Williams, que foram enviados para a ISS no primeiro voo de teste tripulado da Boeing Starliner, em junho do ano passado, devem retornar em março, após 250 dias consecutivos em órbita.

Inicialmente planejado para passar apenas uma semana no espaço, a dupla enfrentou problemas com os sistemas de propulsão e hélio, o que levou a Nasa a devolver a cápsula vazia à Terra após três meses. A surpreendente mudança na data de retorno foi possível devido a uma troca de cápsulas para a missão Crew-10 da SpaceX Crew Dragon.

Apesar da longa estadia dos astronautas na ISS, ela não chegou a superar o recorde de Frank Rubio, que permaneceu 371 dias a bordo da estação espacial em 2023 devido a um vazamento na espaçonave russa que o levaria de volta à Terra. Wilmore e Williams, por sua vez, afirmaram em janeiro que estavam animados, com bastante comida e aproveitando o tempo na estação.

A nova data de retorno dos astronautas está marcada para 12 de março, antecipando em algumas semanas o prazo inicialmente previsto para o final do mesmo mês. De acordo com Steve Stich, responsável pelo programa de tripulação comercial da Nasa, a exploração espacial é repleta de surpresas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e mantenha-se informado sobre esse e outros assuntos de interesse público.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo