Inicialmente planejado para passar apenas uma semana no espaço, a dupla enfrentou problemas com os sistemas de propulsão e hélio, o que levou a Nasa a devolver a cápsula vazia à Terra após três meses. A surpreendente mudança na data de retorno foi possível devido a uma troca de cápsulas para a missão Crew-10 da SpaceX Crew Dragon.
Apesar da longa estadia dos astronautas na ISS, ela não chegou a superar o recorde de Frank Rubio, que permaneceu 371 dias a bordo da estação espacial em 2023 devido a um vazamento na espaçonave russa que o levaria de volta à Terra. Wilmore e Williams, por sua vez, afirmaram em janeiro que estavam animados, com bastante comida e aproveitando o tempo na estação.
A nova data de retorno dos astronautas está marcada para 12 de março, antecipando em algumas semanas o prazo inicialmente previsto para o final do mesmo mês. De acordo com Steve Stich, responsável pelo programa de tripulação comercial da Nasa, a exploração espacial é repleta de surpresas.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e mantenha-se informado sobre esse e outros assuntos de interesse público.