A ANBCB ressaltou a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65, que concede autonomia financeira e orçamentária ao Banco Central. Segundo a entidade, a garantia desses aspectos é fundamental para evitar riscos operacionais e reputacionais sobre a autoridade monetária.
“A diretoria colegiada do BC tem o desafio de buscar soluções estruturantes que garantam a autonomia administrativa, financeira e orçamentária da instituição. A aprovação de uma versão da PEC 65 que contemple essas dimensões é essencial para o bom funcionamento do Banco Central”, afirmou a ANBCB em sua nota.
O relator da PEC, senador Plínio Valério (PSDB-AM), anunciou que a votação da medida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado ficará para o próximo ano. Ele demonstrou satisfação com uma conversa recente com Gabriel Galípolo, no qual o diretor elogiou o texto e se mostrou favorável às propostas de autonomia do BC.
A expectativa agora é que a discussão em torno da PEC 65 avance no Senado no próximo ano, com a possibilidade de ser aprovada e garantir mais independência ao Banco Central. A atuação de Gabriel Galípolo como presidente da instituição promete ser acompanhada de perto pela ANBCB e pelos analistas do mercado financeiro.