Associação Nacional dos Analistas do Banco Central parabeniza indicação de Gabriel Galípolo e defende autonomia financeira e orçamentária para o BC.



A Associação Nacional dos Analistas do Banco Central (ANBCB) parabenizou o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, pela aprovação de sua indicação à presidência da instituição pelo Senado. Em uma carta divulgada nesta terça-feira, 8, a entidade expressou satisfação com a escolha e destacou a competência demonstrada por Galípolo em sua função anterior.

A ANBCB ressaltou a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65, que concede autonomia financeira e orçamentária ao Banco Central. Segundo a entidade, a garantia desses aspectos é fundamental para evitar riscos operacionais e reputacionais sobre a autoridade monetária.

“A diretoria colegiada do BC tem o desafio de buscar soluções estruturantes que garantam a autonomia administrativa, financeira e orçamentária da instituição. A aprovação de uma versão da PEC 65 que contemple essas dimensões é essencial para o bom funcionamento do Banco Central”, afirmou a ANBCB em sua nota.

O relator da PEC, senador Plínio Valério (PSDB-AM), anunciou que a votação da medida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado ficará para o próximo ano. Ele demonstrou satisfação com uma conversa recente com Gabriel Galípolo, no qual o diretor elogiou o texto e se mostrou favorável às propostas de autonomia do BC.

A expectativa agora é que a discussão em torno da PEC 65 avance no Senado no próximo ano, com a possibilidade de ser aprovada e garantir mais independência ao Banco Central. A atuação de Gabriel Galípolo como presidente da instituição promete ser acompanhada de perto pela ANBCB e pelos analistas do mercado financeiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo