A deputada Fátima Canuto, que já foi presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer nacional e estadual, destacou a importância da discussão sobre o tema, principalmente para alertar sobre os direitos das vítimas de câncer. Ela ressaltou sua luta em prol das pessoas carentes portadoras da doença, garantindo acesso ao diagnóstico precoce e tratamento. A parlamentar enfatizou que essa é uma de suas bandeiras no Parlamento alagoano e que estará sempre ao lado das mulheres alagoanas.
Durante a sessão, a deputada Ângela Garrote ressaltou a necessidade de ações em prol das mulheres portadoras de câncer serem realizadas diariamente, e não apenas durante a campanha do Outubro Rosa. Ela destacou a situação de seu município, Estrela de Alagoas, onde 11 mulheres estão na fila de espera por um local para iniciar o tratamento. A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Elia Pontes, afirmou que a campanha Outubro Rosa é de grande relevância para conscientização da sociedade sobre a prevenção do câncer de mama.
O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Alexandre Calado, abordou a importância da mamografia, um exame específico para detecção do câncer de mama. Ele destacou os problemas e dificuldades enfrentados pelas mulheres para realização do exame em Alagoas, ressaltando a má distribuição dos mamógrafos no país. Calado reivindicou o cumprimento das leis existentes que beneficiam os pacientes com câncer, além de ressaltar os avanços no diagnóstico, modernização dos mamógrafos e no uso de drogas nas quimioterapias.
Além das discussões sobre o câncer de mama, durante a solenidade foi conferido o título de Cidadão Honorário de Alagoas ao médico mastologista Alfredo Carlos Simões Dornellas de Barros. O médico, reconhecido mundialmente, recebeu a homenagem com muita emoção e agradeceu pela honraria. Ele destacou sua relação de afinidade com Alagoas e agradeceu por todo serviço prestado no avanço do tratamento do câncer.
A sessão especial na Assembleia Legislativa de Alagoas foi uma importante iniciativa para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama durante o mês do Outubro Rosa. Os debates e homenagens destacaram a importância do diagnóstico precoce, do acesso ao tratamento e dos direitos das vítimas da doença. É fundamental que essas discussões sejam constantes e que ações efetivas sejam realizadas para combater o câncer e melhorar a qualidade de vida das mulheres alagoanas.