A deputada Fátima Canuto, que já presidiu a Rede Feminina de Combate ao Câncer em âmbito nacional e estadual, ressaltou a importância do debate sobre o câncer de mama e a conscientização sobre os direitos das vítimas de neoplasias malignas. Ela destacou sua luta em prol das pessoas carentes portadoras de câncer, buscando garantir acesso ao diagnóstico precoce e tratamento. A parlamentar reforçou que essa é uma das suas principais bandeiras no Parlamento alagoano e reafirmou seu compromisso com as mulheres alagoanas.
A deputada Ângela Garrote (PP) também participou da sessão especial e ressaltou a importância de ações em prol das mulheres portadoras de câncer serem realizadas cotidianamente, não apenas durante o mês do Outubro Rosa. Ela lamentou a dificuldade enfrentada por mulheres do Alto Sertão alagoano para iniciar o tratamento de câncer de mama, evidenciando o caso de 11 mulheres em Estrela de Alagoas que estão na fila de espera por um local de tratamento.
Para Elia Pontes, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Outubro Rosa desempenha um papel fundamental na conscientização da sociedade sobre a prevenção do câncer de mama. A Rede está realizando palestras em diversos setores do Estado para promover a campanha e incentivar as mulheres a realizarem a mamografia.
O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional Alagoas, Alexandre Calado, abordou a questão dos mamógrafos no Brasil e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para realizar o exame de mamografia no Estado. Ele destacou que existem muitos mamógrafos no país, mas que estão mal distribuídos, com maior concentração nas regiões Sudeste e Nordeste. Calado ressaltou a importância do diagnóstico precoce através do exame de mamografia a partir dos 40 anos e cobrou o cumprimento das leis que beneficiam pacientes com neoplasias malignas.
Durante a sessão especial, o médico mastologista Alfredo Carlos Simões Dornellas de Barros recebeu o título de Cidadão Honorário de Alagoas. Natural de São Paulo, Barros é reconhecido como um dos principais nomes da oncologia feminina no Brasil. A deputada Fátima Canuto destacou a contribuição do médico à medicina e à população de Alagoas e afirmou que o título era mais do que merecido.
Emocionado, Alfredo de Barros agradeceu a homenagem e declarou sua felicidade, ressaltando sua afinidade com Alagoas há muitos anos. Ele agradeceu o reconhecimento pelo seu trabalho e destacou a importância da campanha Outubro Rosa nesse momento.
Essa sessão especial na Assembleia Legislativa de Alagoas reforça a importância do debate sobre o câncer de mama e a conscientização sobre os direitos das mulheres portadoras dessa doença. Ações como essa contribuem para a disseminação de informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, visando garantir um tratamento adequado e melhor qualidade de vida para as pacientes.