A solenidade aconteceu no prédio-sede da Câmara de Vereadores de Arapiraca, em celebração ao centenário de emancipação política do município. O presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, foi o responsável por comandar a sessão, que contou com a presença de diversas autoridades importantes, como o governador do Estado, Paulo Dantas, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o desembargador Tutmés Ayran, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Toledo, além de diversos deputados estaduais, secretários de Estado e municipais e vereadores da região.
Durante a sessão, o deputado Ricardo Nezinho, natural de Arapiraca, fez questão de relembrar a história de fundação do município, que ocorreu no início do século XIX com a chegada de Manoel André, em 1848. Nezinho destacou o crescimento e desenvolvimento da cidade ao longo dos anos, culminando na conquista da emancipação política em 1924, por meio de Esperidião Rodrigues.
Outros deputados presentes, como Breno Albuquerque e Gilvan Barros Filho, também enfatizaram a importância da sessão e o papel fundamental de Arapiraca no desenvolvimento da região. Breno parabenizou a cidade pelos 100 anos de emancipação e destacou a satisfação em participar da sessão histórica. Já Gilvan ressaltou o papel de Arapiraca como uma das principais cidades de Alagoas, impulsionando o desenvolvimento do Agreste e Sertão.
Além dos deputados e autoridades presentes, a sessão contou também com a participação do procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e do desembargador Tutmés Ayran, ambos naturais de Arapiraca, que destacaram a importância histórica e econômica da cidade.
Ao final da sessão, os deputados presentes foram homenageados com a Comenda Manoel André, a mais alta honraria da Câmara de Vereadores de Arapiraca. O presidente da Câmara, Sérgio do Sindicato, agradeceu a todos os envolvidos e ressaltou a importância da união entre os poderes para o constante crescimento da cidade.
A sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Arapiraca ficará marcada na história da cidade como um momento de celebração e reconhecimento de todo o seu potencial e importância para o Estado de Alagoas.