O prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PL, deu passos firmes na consolidação de seu segundo mandato e na construção de uma base sólida para projetos futuros, incluindo uma possível candidatura ao governo de Alagoas em 2026.
Sem enfrentar resistências, JHC conseguiu emplacar Chico Filho (PL) como presidente da Câmara de Vereadores, garantindo ampla maioria no Legislativo. Além disso, aprovou uma Lei Delegada que lhe confere poderes para reorganizar a estrutura administrativa da prefeitura sem necessidade de aval da Câmara pelos próximos 90 dias.
“Deram uma carta branca ao prefeito. A próxima legislatura não terá nada importante para votar pelos próximos 180 dias”, avaliou um vereador recém-eleito.
Com movimentos estratégicos, JHC já reúne o apoio de 23 dos 27 vereadores de Maceió, um número que ainda pode crescer. O secretário de Governo da prefeitura reforça o tom conciliador: “O governo de JHC é amplo, tem espaço para todos. Qualquer vereador que quiser participar da nossa base será bem-vindo.”
Nas eleições municipais, 16 dos vereadores eleitos pertenciam a partidos aliados de JHC, enquanto 11 integravam legendas de oposição. Porém, nomes como Aldo Loureiro (PDT), Fátima Santiago (MDB), e outros já migraram para a base governista, fortalecendo o grupo do prefeito.
Além de ampliar sua influência na Câmara, JHC iniciou diálogos com lideranças da Assembleia Legislativa de Alagoas e de municípios do interior, pavimentando alianças para o cenário político estadual.
Enquanto isso, os poucos vereadores ainda fora da base governista, como Teca Nelma (PT) e Rui Palmeira (PSD), seguem sendo sondados para uma possível adesão ao grupo do prefeito. Com o controle político consolidado em Maceió, JHC dá sinais claros de que está construindo as bases para projetos mais ambiciosos, incluindo uma possível disputa ao governo estadual em 2026.