O deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) quer proteger um parceiro de partido alvo de investigações da Polícia Federal, segundo aliados. De acordo com um relatório da PF, a prefeitura de Rio Largo fez R$ 10,6 milhões em repasses para as empresas Litoral e Reauto. O valor teria sido sacado na boca do caixa por funcionários das firmas, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2022.
O inquérito foi instaurado em abril de 2021, após pedido da procuradoria da cidade de Rio Largo, e a PF já pediu à Justiça Federal de Alagoas a quebra do sigilo bancário e fiscal, assim como o sequestro de bens e a prisão preventiva de investigados, incluindo o prefeito Gilberto Gonçalves, aliado de Arthur Lira, que destinou R$ 8,9 milhões do orçamento secreto para o Fundo Municipal de Saúde de Rio Largo.
Segundo a reportagem do CadaMinuto, pessoas ligadas ao deputado Arthur Lira estariam em contato com eles para organizar junto a aliados do presidente Bolsonaro (PL) uma interrupção das operações da PF durante os próximos dias.
Outro ponto discutido foi que a pauta já ganhou projeção nacional. Uma equipe do Fantástico, programa da Rede Globo, estaria em Alagoas há alguns dias e veículos de comunicação do Brasil também investigam o destino de verbas do orçamento secreto.
Além disso, ainda segundo o CadaMinuto, candidatos aliados de Arthur Lira também fazem ‘pressão’. Alfredo Gaspar chegou a apontar que a Polícia Federal estaria realizando investigações em Alagoas, assim como cobra apoio do presidente da Câmara dos Deputados para três nomes para a Assembleia Legislativa.
*Com informações do CadaMinuto.