“A pauta econômica sempre foi uma prioridade durante nosso mandato na presidência da Câmara. Mas, dentre os diversos temas abordados, a melhoria do ambiente de negócios no Brasil e a implementação de medidas positivas para os micro, pequenos e médios empreendedores se destacaram. A geração de empregos e o aumento da renda dos brasileiros foram ações essenciais e o Congresso Nacional deu o exemplo na busca por conquistas nessa área”, ressaltou Lira.
Um dos pontos de destaque da atuação de Lira foi sua contribuição fundamental na aprovação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) durante a pandemia da Covid-19. Esse programa proporcionou condições para a recuperação do setor de eventos no Brasil, fortemente impactado pela crise sanitária, por meio da oferta de crédito. Além disso, em 2024, Lira liderou a prorrogação do Perse, estendendo sua validade até 2026 e ampliando o limite de auxílio para R$ 15 bilhões.
Outra medida relevante foi a aprovação do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital) em 2022, com o intuito de estimular o empreendedorismo popular e facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores individuais e pessoas físicas que desejam iniciar seus próprios negócios. Antes disso, Lira também foi um defensor da Medida Provisória do Ambiente de Negócios, que trouxe alterações nas leis e regulamentos para facilitar a abertura de empresas, proteger acionistas minoritários e simplificar o comércio exterior.
Além disso, o presidente da Casa garantiu a aprovação do Marco Legal das Garantias de Empréstimos, tornando o acesso ao crédito mais fácil, desburocratizado e econômico para empresas e pessoas físicas. A atuação de Arthur Lira à frente da presidência da Câmara foi marcada por um compromisso efetivo em promover um ambiente favorável para os negócios e para o crescimento econômico do país.