A questão que tem gerado discussão é o projeto de anistia aos presos do dia 8 de janeiro de 2023. Apesar dos apelos da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), arquive o projeto, a maioria dos deputados acredita que a proposta tem chances reais de ser aprovada. Evair garantiu que a base do governo Lula está empenhada em pressionar pela aprovação do projeto, confiantes de que será aprovado assim que entrar em votação.
Arthur Lira, conhecido por ser um cumpridor de acordos, tem o projeto da anistia em consideração para apoiar Hugo Motta (Rep-PB) como seu sucessor. Os deputados alinhados ao presidente Bolsonaro colocaram a anistia no topo de suas prioridades e deixaram isso claro para Lira ao fecharem um acordo com Hugo Motta.
A oposição duvida que Lira vá contra a base bolsonarista e abrir mão de uma possível vitória apenas para atender ao pedido do PT. Enquanto isso, a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL) se mantém calada em relação à proibição dos beneficiários do Bolsa Família de apostarem nas “bets”, em vez das loterias da Caixa.
No cenário político atual, diversas questões envolvendo projetos de lei e decisões do governo estão em pauta, movimentando as discussões no Congresso Nacional. A política brasileira segue dinâmica e repleta de debates e interesses divergentes entre as diferentes bases partidárias e grupos de parlamentares.