Lira afirmou que o número divulgado para Alagoas na nova fase do programa é pequeno e está trabalhando em Brasília para aumentar o quantitativo de unidades habitacionais a serem construídas em Maceió e nos 102 municípios do estado. Ele já levou a demanda ao governo federal e tem recebido apoio dos órgãos federais.
O déficit habitacional em Alagoas é considerado elevado, com mais de 100 mil famílias sem moradia adequada. O programa Minha Casa, Minha Vida foi retomado este ano, com a entrega de 2.745 unidades habitacionais no estado. Porém, especialistas afirmam que o número é insuficiente diante da demanda da população carente.
Desde 2011, Arthur Lira já investiu mais de R$ 1,1 bilhão em habitação popular, contando com o apoio de Benedito de Lira. Além das casas, alguns conjuntos habitacionais também possuem infraestrutura de saneamento, pavimentação e equipamentos sociais. Em Maceió, os investimentos foram realizados nas gestões dos ex-prefeitos Cícero Almeida e Rui Palmeira, e continuam na atual administração de JHC. Os beneficiados são famílias da Faixa 1, com renda familiar bruta mensal de até R$ 2.640,00.