Desde o início de seu mandato, Lira assumiu o compromisso de liderar a Câmara no esforço coletivo de reduzir o número de vítimas, garantir acesso universal às vacinas e combater o avanço da doença. Sob sua condução, a Casa aprovou diversos projetos importantes para o enfrentamento da pandemia.
Logo em março de 2021, o presidente da Câmara pautou e os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei (PL) 1010/2, que criou o Programa Pró-Leitos. Esse programa incentivou empresas a contratarem leitos de UTI na rede privada e disponibilizá-los para o Sistema Único de Saúde (SUS), com direito a dedução do valor investido no imposto de renda.
Em junho do mesmo ano, a Câmara aprovou o Projeto de Lei (PL) 1343/21, que permitiu a produção temporária de vacinas contra a Covid-19 por indústrias farmacêuticas que normalmente produzem medicamentos veterinários. Além disso, em maio, a Casa aprovou a Medida Provisória (MP) 1027/21, autorizando a Funai a montar barreiras sanitárias em áreas indígenas.
Outras leis importantes foram aprovadas, como o PL 827/20, que suspendeu despejos por um período durante a pandemia, e o PL 385/21, que suspendeu a prova de vida de aposentados. Essas medidas foram essenciais para enfrentar a crise econômica e proteger a saúde dos cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis.
Com mais de 700 mil vidas perdidas, o Brasil enfrentou uma verdadeira tragédia devido à Covid-19. No entanto, a atuação do Congresso Nacional, sob a liderança de Arthur Lira, foi fundamental para mitigar os impactos da pandemia e buscar soluções para proteger a população. A aprovação dessas leis exemplifica o compromisso dos parlamentares em enfrentar os desafios do momento atual.