Em cerimônia especial no ano de 2023, Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, foi contemplado com a honrosa Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho na categoria Grã-Cruz. Este prêmio de alto reconhecimento tem sido concedido desde a década de 1970, distribuído em seis graus distintos: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Seu objetivo principal é homenagear pessoas ou instituições, sejam elas civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se sobressaído em suas atividades, servindo como um modelo para a comunidade e contribuído de alguma forma para o desenvolvimento e engrandecimento do Brasil.
“Com grande satisfação, recebi a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da categoria Grã-Cruz de 2023. Estou profundamente agradecido por este reconhecimento que coroa minha dedicação ao serviço público e especialmente à Justiça do Trabalho”, expressou o deputado Arthur Lira durante a cerimônia oficial. “Este prêmio reforça nosso compromisso de continuar trabalhando em prol de um Brasil mais justo e equitativo. Cada vez mais, sinto um aumento em meu senso de dever e respeito à sociedade brasileira, e isso amplia nossa responsabilidade de zelar por nossa gente e pelo nosso país. Minha eterna gratidão a todos os membros do TST”, acrescentou.
O ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, destacou sua satisfação em poder reconhecer brasileiros cujos esforços influenciam positivamente suas áreas de atuação. “Este é o cerne da nossa OMJT: ter o privilégio de homenagear figuras públicas notáveis”. As nomeações para aqueles que recebem a medalha são feitas por ministros do TST e pelo Conselho da OMJT, que revisa os nomes sugeridos e define a lista anual de agraciados. O conselho é constituído pelo presidente e pelo vice-presidente do TST, juntamente com o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro decano e mais dois ministros selecionados pelo Órgão Especial.